Logotipo Brasão Valle
enciclopediapopular.com.br

Almanaques: Tesouros do Conhecimento Através dos Tempos

Curiosidades

Almanaques são catálogos publicados periodicamente que apresentam a distribuição do ano em meses, semanas e dias com seus respectivos dados astronômicos.

Uma Pilulasita ou Duas

Os almanaques mais antigos datam de antes do início da era cristã. Resumiram-se, durante muitos séculos, ao calendário e informações de natureza agrícola e religiosa. Com o aparecimento da Imprensa, eles tiveram larga difusão na Europa: continham os acontecimentos mais notáveis que no mesmo dia do ano tivessem ocorrido em diferentes épocas, bem como a alegada previsão de acontecimentos futuros.

Senhoras! Zelai pela Vossa Saúde

Com o início da navegação fora do Mediterrâneo, as necessidades de determinação da posição geográfica no mar e, consequentemente, da posição dos corpos celestes, condicionaram o aparecimento de almanaques puramente astronômicos, divulgando todos os elementos necessários à determinação das coordenadas geográficas com tábuas das posições do Sol, da Lua, dos planetas e das estrelas mais brilhantes, bem como informações sobre os diversos fenômenos celestes.

Notas de Agricultura e Pecuária

Atualmente, quase todos os países possuem almanaques desta natureza, sendo os principais o Nautical Almanac de Londres, o La Conaissance des Temps de Paris, o Berliner Astronomisches Jahrbuch de Berlim, o American Ephemeris de Washington e o Astronomicheskii Ezhegodnik de Moscou.

A Providência do Lar

No Brasil, os almanaques chegaram com as primeiras levas de imigrantes no século XVI. Inicialmente, eles aparesentavam o formato tradicional com todos os dias do ano e seus dados astronômicos. Depois, foram adicionando outras informações: curiosidades, piadas, dados numéricos, dicas para as donas de casa e textos de escritores conhecidos.

Carta Enigmática

No início do século XX os laboratórios farmacêuticos adotaram os almanaques como forma de propaganda. As publicações Renascim, Fontoura e Sadol são os exemplos mais conhecidos e ainda hoje são encontrados em farmácias do interior. Distribuídos gratuítamente e mostrando cuidados básicos de higiene, deram uma grande contribuição as classes mais pobres e moradores das zonas rurais. Também se destacaram os almanaques Bertrand, publicado até o final da década de 60, era editado em Portugal e circulava em países de língua portuguesa, do 'Pensamento', que teve sua primeira edição em 1912 e pode ser comprado no endereço http://www.editoras.com/pensamento/020076.htm e o Santa Cruz, ainda hoje produzido pela Arquidiocese de Belo Horizonte(MG).

Cabelos Sedosos - Óleo de Ovo

Você sabia que...

... o mais antigo Almanaque traduzido em português data da primeira metade do século XIV, com o título de Almanaque Perdurável, com observações astronômicas, tábuas astrológicas e latitudes de algumas cidades da Europa, da Ásia e norte da África.

... em 1496 imprimiu-se, em Leiria (Portugal), o Almanach Perpetuum, de Abraão Zacuto, com observações astronômicas usadas pela marinha portuguesa.

... o Almanaque de Ghota, anuário genealógico e diplomático, é publicado em francês e em alemão, desde 1763.

Pandigestivo - Evitar-lheá esta Cena Angustiosa

... a origem do vocábulo Almanaque vem do árabe al-manakh: lugar onde os nômades se reuniam para conversar, rezar e trocar notícias.

... a palavra almanaque, segundo o dicionário de língua portuguesa Aurélio, significa "publicação que, além de um calendário completo, contém matéria recreativa, humorística, científica, literária e informativa".

<!-- saved from url=(0056)http://educaterra.terra.com.br/almanaque/almanaque_1.htm -->